A presente área de concentração intitulada História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem tem como objetivo a qualificação dos profissionais de ensino de História nos níveis fundamental e médio, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de reflexões sobre o ensino de História, a cidadania, a profissionalização e a responsabilidade social, assim como, o aprimoramento de uma cognição histórica. Na mesma direção, eles deverão refletir sobre a pesquisa no ensino de História, como forma de valorização dos saberes docentes e discentes sobre ideias substantivas (como democracia, revolução etc) e/ou sobre a natureza da História (como explicação, evidência, significância, temporalidade, consciência histórica). Isso com vistas a dar continuidade à formação do historiador-docente, assim como, desenvolver pesquisas voltadas à análise do ensino de História como aparelho cultural, social e político, capaz de interferir na formação da memória e das identidades coletivas. Propõem-se aqui a ampliação e a atualização de conhecimentos em História, a aquisição de novos saberes e o contato com metodologias nas áreas do ensino de história, a transposição de saberes da disciplina de História para contextos escolares, assim como, a análise reflexiva e crítica de situações e vivências de ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos. Essa área é sustentada pelas pesquisas realizadas pelos docentes que compõe a presente proposta de mestrado profissional em História, os quais são responsáveis pela criação de grupos de pesquisa e laboratórios, com vistas a atender as demandas da profissionalização do historiador-docente.