• 2017:

ARQUIVOS JUDICIAIS COMO FONTE DE PESQUISA E ENSINO DA HISTÓRIA. Autora: Virgilina Edi Gularte dos Santos Fidelis de Palma.

 

  • 2016:

 

O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Autor: Carlos José Borges Silveira.

DA HORTA ESCOLAR À HISTÓRIA AMBIENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPANTE SOBRE MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA. Autora: Juliana Pereira Pino.

ENTRE TEORIA E PRÁTICA: POR UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE E COMO OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO COMPREENDEM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS OCORRIDOS NA INGLATERRA DO SÉCULO XVII. Autor: Uirys Alves de Souza.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA POS-REDEMOCRATIZAÇÃO 1980-2013: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO COMPARADA BRASL E URUGUAI. Autora: Simone Faria.

ARQUITETURA E PATRIMÔNIO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA LEITURA A PARTIR DA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO. Autora: Samantha Ávila Pinto.

A CULTURA AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES E DIÁLOGOS DOS EDUCANDOS DO ENSINO BÁSICO DE RIO GRANDE-RS. Autora: Silvia Altina Borges Duarte.

A HISTÓRIA ORAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS NA CULTURA DO POVO TRADICIONAL POMERANO E NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. Autora: Beatriz Hellwig Neunfeld.

De ato em ato se constrói a prática: o Projeto Música Afro na Escola como instrumento de implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio-Pelotas/RS. Autora: Gabriela Teixeira Gomes.

BENS CULTURAIS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): SUBSÍDIOS AO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL. Autora: Camila Rola Alves.

UMA PITADA DE MEMÓRIA, DUAS COLHERES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA NO LIVRO “PROJETO ARARIBÁ” DO 6º ANO. Autora: Bruna da Silva Garcia.

NOVOS OLHARES: ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES DA CIDADE DO RIO GRANDE. Autora: Caroline de Mattos de Moraes.

PROCEDIMENTO INVERTIDO:  O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS INQUIETAÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES SOBRE MORTE NA AULA-VISITA AO CEMITÉRIO. Autora: Maria Cristina Pastore.

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA TV E AS MÍDIAS DIGITAIS: A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NO PROGRAMA MEMÓRIAS DO PAMPA. Autor: Diones Piazer Franchi.

“A MORTE, BESOURO, É VIVER DEBAIXO DA BOTA DOS OUTROS”: A LINGUAGEM FÍLMICA COMO FERRAMENTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO. Autora: Maria Andrea Cavalheiro Romeiro.

PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA ADMAR CORRÊA NA EXPECTATIVA DA FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL DO BAIRRO SANTA TEREZA. Autora: Bruna Garcia Martins.

EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE JOVENS INCORPORADOS AO EXÉRCITO BRASILEIRO. Autor: Anderson de Santana Gonçalves Dias.

A GÊNESE DA REPÚBLICA NOVA BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA CARICATURA: ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DAS ILUSTRAÇÕES DO PERIÓDICO CARETA (1930-1932). Autora: Zuleica Soares Werhli.


 

  • 2015:

 

O TEATRO OPERÁRIO EM RIO GRANDE COMO EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NÃO - FORMAL: RELAÇÕES DE GÊNERO NA REPÚBLICA VELHA NA OBRA “AMOR E OURO”. Autora: SABRINA MEIRELLES MACEDO

Narrativas Escolares: Contexto de Trabalho e de Ensino no Cotidiano dos Professores de História nas escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande. Autora: Maria Luiza Ferrerira.

A VISÃO SOCIAL DE MUNDO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS EM HISTÓRIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autor: ROGÉRIO CORRÊA TEIXEIRA

Educação Patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul (RS). Autora: CARLA REJANE BARZ REDMER SCHNEID

SALA JULIO DE CASTILHOS E A EDUCAÇÃO EM MUSEUS: SIGNIFICAÇÕES ENTRE OS AMBIENTES, OS OBJETOS E O DISCURSO HISTÓRICO. Autor: Joel Santana da Gama.

O QUE EU SEI, O QUE EU ACHO E O QUE ME DISSERAM: DIÁLOGOS COM JOVENS SOBRE LESBIANIDADES. Autora: Talita Gonçalves Medeiros.

Consciência Histórica: uma experiência sobre o CONTAR A VIDA em trinta e quatro narrativas. Autor: ANDRÉ DO NASCIMENTO VERÍSSIMO

AS IDEIAS HISTÓRICAS DE ALUNOS DA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A DITADURA MILITAR. Autora: Dinorah Amaral Matte.

A EDUCAÇÃO HISTÓRICA E AS MÍDIAS DIGITAIS CONSTRUINDO O CONHECIMENTO HISTÓRICO EM SALA DE AULA. Autora: Luana Ciciliano.

UMA CIDADE NO CAOS: AS ÁGUAS DE MARÇO E OS RELATOS DE PROFESSORES ACERCA DA ENXURRADA DE 2011 NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. Autor: Juliano Torres Fraga.

SER “AMÉLIA” NÃO ME COMPLETA: UM DEBATE SOBRE GÊNERO ATRAVÉS DO CINEMA BRASILEIRO COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Autora: Ketre Michele Rodrigues.

SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA E AS QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO DEHISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTESDO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR CARLOS LOREA PINTO. Autora: Giovana Pontes Farias.

 


  • 2014:

 

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL SOB O PRISMA DA IMPRENSA: FONTES PARA O ENSINO E A PESQUISA DA HISTÓRIA (1871-1885-1888). Autora: ELISABETE RODRIGUES MORAES.

A TRINCHEIRA DISCURSIVA: ESCRITOS POLÍTICOS DE ANGELO DOURADO EM LIVROS E NA IMPRENSA RIO-GRANDINA NA FORMAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL REPUBLICANO (1893-1905) – USOS E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO SUPERIOR. Autor: MARCELO FRANÇA DE OLIVEIRA.

A IMPRENSA COMO FONTE PARA O ENSINO E A PESQUISA EM HISTÓRIA: O CASO DE UM JORNAL RIO-GRANDINO. Autora: NALDE JAQUELINE CORRÊA PEREIRA

LITERACIA E GÊNERO: A MULHER NO ENSINO DE HISTÓRIA. Autora: MARIA DE LOURDES LOSE

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: uma experiência entre o ensino de História e o Patrimônio Cultural em Pedro Osório (RS). Autora: TATIANA CARRILHO PASTORINI TORRES.

APRENDIZAGEM HISTÓRICA: DIÁLOGOS ENTRE A TELENOVELA “GABRIELA” E A HISTORIOGRAFIA
Autora: ELISABETE ZIMMER FERREIRA

O PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-SUPERVISOR E DOS LICENCIADOS EM HISTÓRIA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES. Autora: Verônica Canteiro Silveira

JONATHAS SERRANO E A PRÁXIS DOCENTE: PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Autora: MICHELE BORGES MARTINS.

O COLÉGIO PEDRO II E OS LIVROS DIDÁTICOS. Autora: GISLANIA CARLA POTRATZ KRENISKI.

REDE SALESIANA DE ESCOLAS (RSE): DESAFIOS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Autora: LUCIANA GERUNDO HORNES.